Entrevista com o Maujor e a Validação

Entrevista

Então galera, como alguns podem ter visto o site iEvolution fez uma entrevista com Maurício Samy, mas conhecido por Maujor.

Muito legal, para os que ainda não passaram lá aqui vai o link para a entrevista com o Maujor, lá eles vão discutir muitas coisas e lógico com o maior foco em CSS WebStandards etc. Tem várias perguntas das mais variadas, vale a pena conferir.

Validação

” Validação e semântica são conceitos completamente diferentes e sem qualquer dependência entre si.” – Disse Maujor na entrevista. Ele fala que um site bom deve ser validado e semântico, até aí concordo plenamente. Mas sobre o que eu citei ali, não acho que sejam completamente diferentes, pois vamos comparar o HTML à lingua Portuguesa, Validação seria escrever certo e Semântica seria escrever com lógica, com as palavras nos lugares certos. Por isso acho que não são conceitos completamente diferentes, até aí tudo bem. Mas sem qualquer depêndencia entre si?! Pra mim tem sim, nada adianta você escrever um código completamente semântico sem fechar nenhuma tag (diferente de total validação, alguns erros são completamente normais e acarretam em não validação), ele não vai ser renderizado igualmente entre os navegadores. É daí que vem o conceito de XHTML que se assemelha ao XML, o qual não pode ter erros de sintaxe já que é interpretado por maquinas. Concordo com ele que um selo não prova nada em um site, tanto que nem selos eu coloco, hehe.

Mas quem sou eu pra questionar o Maujor, acho que todo mundo que escreve sob os padrões já deve ter visitado seu site. Como dizem lá na entrevista ele é uma referência em CSS e XHTML. Então deve ter tido sérios motivos para dizer o que disse, além do que é ele que prega ainda mais a prática do uso dos Padrões da Web (i.e. WebStandards) no Brasil.

Hoje fico por aqui.

Anúncios

5 Responses to Entrevista com o Maujor e a Validação

  1. Trakinas disse:

    Olá Bernardo Tudo bem?
    Aqui é o Trakinas – Administrador do iEvolution!

    Fico feliz em ver a entrevista sendo divulgado no seu blog!
    Obrigado!

    Trakinas

  2. marcinha disse:

    Opa!
    Valeu por linkar a entrevista!! Show demais ela, né?

    Abraço!

  3. Sim sim, entrevista muito boa, parabéns a vocês e ao Maujor. Não poderia dexar passar neh?!

  4. ricardomachado disse:

    Muito show a entrevista mesmo!

  5. micox disse:

    Opa. O link aqui também heheh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: