Codificação de Caracteres no Eclipse

Alo galera! Talvez essa seja a matéria de final de ano aqui hehe. Boas Festas para Todos!

Vou falar sobre uma coisa que muito me encomodou durante minha transição do Dreamweaver para o Eclipse, a codificação. O Eclipse como muitos já sabem é considerado uma ótima IDE pela facilidade de instalar plugins e integrar todo o desenvolvimento nele, seja qual for a linguagem. Tive que passar para o Eclipse pelo fato de o DW não ter suporte a Ruby, quanto menos a Rails, que estou começando a aprender (linguagem super simples!) e como já usava o Aptana integrei tudo logo, desde então não o largo mais, é ótimo.

Por exemplo, nele mesmo eu programo em Javascript, PHP (com PHP IDE), Ruby (com RDT) e Ruby com o Rails (com RadRails), e para layout e dados com CSS, XHTML e HTML uso em conjunto o Aptana e o WST, tudo isso com plugins, aliás nem programo em Java (não sei!) nele, hehehe. Além de ter a vantagem de poder levar na Pen Drive.

Mas quando eu mudava meu ambiente tudo ia a mil maravilhas até que abro uma página cheia de "?" no lugar de letras acentuadas, xiihh f####. Fui ver de quem era o problema, se era da página codificada erroneamente pelo DW ou se era do recém Eclipse mal configurado. O único jeito de verificar que achei foi abrir o arquivo no Bloco de Notas e ver como estava. Para meu espanto estava tudo certo com os acentos etc. Pronto! O erro era do Eclipse!

Abaixo eu mostro todos os passos que fiz para conseguir abrir os arquivos com acodificação certa, com a certeza de que seus arquivos sejam codificados em "ISO-8859-1"ou "Latim 1".

  1. Vá até "Window > Preferences… > General > Workspace > Text file encoding" lá embaixo e mude de "Default (Cp1252)" para "Other: ISO-8859-1".
  2. Vá nas configurações do seu plugin editor (se tiver) e mude a codificação para "Other: ISO-8859-1" para criar e abrir arquivos.
  3. Agora em "Window > Preferences… > General > Content Types" e abra a opção "text", selecione o tipo de arquivo que esta com problemas, e lá embaixo em "Default Encoding" coloque "ISO-8859-1".

Por hoje é só, espero que tirem bom proveito. Um próspero ano novo a todos! Boas Festas!

Anúncios

16 Responses to Codificação de Caracteres no Eclipse

  1. Maximus Decimus disse:

    Valew, tava procurando onde mudava essa opção pra nao precisar mudar arquivo por arquivo! É muito chato perder tempo por causa disso, e nao acontece so com o Eclipse, em outras ferramentas também é uma dor de cabeça!!

  2. João Amaro Lagedo disse:

    Vlw cara, isso tava me dando maior de cabeça.

  3. Alexandre Zapolskas disse:

    Excelente cara, valew mesmo

  4. reche disse:

    Opa! valeu ai rapaz… quebrou um galhão. Vou espalhar este post, dando-lhe os créditos!

    Obrigado!

  5. Falow reche, e valew pelo link!

  6. Alex Haag disse:

    Valeu… putz estava precisando muito.

  7. Rodrigo disse:

    bem fácil. obrigado pela ajuda amigo, até mais

  8. Gedaías Brandão disse:

    Valeu Amigo,

    Estava batendo cabeça desde ontem tentando entender pq minha aplicação estava salvando sem acento e “ç” no BD Postgre, e com isso aqui resolveu meu problema.

    Obrigadão.

  9. Celeste Magela disse:

    Também me ajudou muito! Obrigada mesmo!

  10. Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I?fd prefer to use some with the content on my blog whether yo…

  11. José Antonio disse:

    Muito obrigado pela ótima dica. Me ajudou de mais. Parabéns pelos conhecimentos adquiridos e compartilhados.

  12. Marcelo Carvalho disse:

    Olá, comigo funcionaou colocando a opçao UTF-8.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: